Administrar o tempo possibilita que o mesmo seja melhor aproveitado, aumentando a produtividade. Desse modo, o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães entende que é importante os empreendedores saberem como realizar a gestão do tempo, a fim de fomentar a produtividade da corporação. Quer realizar um empreendimento próspero? Continue lendo e saiba como efetuar a gestão do tempo no empreendedorismo.
O que é gestão do tempo?
De acordo com o homem de negócios Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a gestão de tempo consiste em um processo no qual se planeja o melhor controle do período de tempo dedicado a determinadas práticas. Assim, o mesmo trata-se de uma organização de tarefas que administram o tempo gasto para a execução de cada uma.
Portanto, esse tipo de gestão analisa as atividades que devem ser realizadas dentro de um determinado prazo, realizando um planejamento que estipula a quantidade de tempo que deve ser dedicada para a conclusão de cada etapa, fazendo com que haja um aumento na produtividade da empresa e, consequentemente, maior lucratividade.
Qual a importância da gestão do tempo?
Ainda, como indica o empreendedor Haroldo Dalazoana Afonso Durães, visto que trabalhar sobre pressão, com prazos apertados, faz com que os funcionários recebam um estresse excessivo, prejudicando suas saúdes e reduzindo a produtividade, o processo de gestão do tempo desempenha um papel extremamente importante para o empreendedorismo.
Isso porque, o mesmo promove maior equilíbrio tanto para a saúde empresarial, quanto para a saúde dos colaboradores da corporação, proporcionando uma melhor qualidade de vida, maior produtividade e contribuindo para o estabelecimento de relacionamentos profissionais mais saudáveis. Ademais, a gestão do tempo auxilia a priorizar as tarefas essenciais para a continuidade da instituição no mercado.
Como realizar a gestão do tempo?
À vista disso, como comenta Haroldo Dalazoana Afonso Durães, levando em consideração que a prática desse processo fomenta a ascensão da empresa no mercado, é fundamental compreender que para efetuar a gestão do tempo é necessário observar os seguintes princípios: Priorização, Planejamento, Foco, Organização e Utilização de economizadores de tempo.
Também é preciso retirar todas as distrações que resultam na perda de tempo com fatores banais ou de pouca importância para a corporação; planejar e estimular o tempo gasto na execução das atividades; aguçar o foco dos colaboradores; e estabelecer regras dinâmicas que contribuam para a maior disciplina e comprometimento dos funcionários.
Sua empresa está desperdiçando tempo com fatores banais? Realize a gestão do tempo e aumente sua produtividade, garantindo maior margem de lucro.