O empreendedorismo feminino tem ganhado muita notoriedade na atualidade. Segundo Vicente Conte Neto, especialista no mercado financeiro, muitas mulheres têm se destacado como líderes de empresas e proprietárias de grandes negócios que servem como inspiração para que outras mulheres sintam a confiança necessária para entrarem no mundo do empreendedorismo. Acompanhe a leitura para conhecer a história de Zica Assis, dona do Instituto Beleza Natural.
Conhecendo Zica Assis
Zica Assis está entre as 10 mulheres empreendedoras mais poderosas do Brasil, segundo a revista Forbes. O empresário Vicente Conte Neto, comenta que a história da empresária é muito inspiradora e conta com muito trabalho, persistência, dedicação e humildade. Antes de alcançar o sucesso, Zica Assis trabalhou como babá e empregada doméstica.
Antes de iniciar o negócio de sucesso, Zica viveu situações difíceis com seu black power, procurando maneiras de lidar com o cabelo sem precisar alisá-lo ou cortá-lo, como queriam os seus antigos chefes. Foi então que ela decidiu se inscrever num curso de cabeleireira em uma paróquia apenas para aprender a cuidar do próprio cabelo.
Contudo, o empresário Vicente Conte Neto, comenta que Zica Assis, acabou se apaixonando pelo universo capilar, desenvolvendo um produto para relaxamento capilar que não danificava a estrutura dos cabelos, ajudando a mantê-los hidratados e com a beleza natural típica dos cachos.
Como surgiu o Instituto Beleza Natural
Assim, em 1993, a empresária fundou o Instituto Beleza Natural, salão especializado em cabelos crespos e cacheados. Segundo Vicente Conte Neto, ela tinha apenas R $4.200,00 para investir no negócio com a ajuda do marido. Um ponto interessante é que na época ela não tinha dinheiro para investir em publicidade, então o marketing do salão de beleza foi feito totalmente no boca a boca.
Dessa forma, o negócio foi crescendo e alcançando sucesso e hoje o Instituto Beleza Natural conta com 44 unidades espalhadas pelo país. Além disso, o salão de beleza de Zica Assis atende mais de 130 mil clientes por mês e possui 1,7 mil funcionários. E no ano de 2015 obteve um faturamento de 250 milhões de reais.
Por fim, podemos observar que o empreendedorismo feminino possibilita que mulheres consigam dar início a negócios e a empreender e também contribuir significativamente para a sociedade com empreendimentos que visam uma mudança social e assim possibilitando a ascensão de muitas outras mulheres no empreendedorismo. Contudo, vale ressaltar que é importante buscar ajuda de um especialista antes de empreender e abrir o seu próprio negócio.