Você sabia que a intervenção do homem tem colaborado para a degradação da natureza? Segundo o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, desmatamento, poluição de rios e mares, uso indevido de água e energia, exploração de recursos, entre outros são apenas alguns exemplos. Contudo, não são apenas as ações em massa que prejudicam o meio ambiente, afinal, todos contribuímos, em parte e escalas distintas, para essa piora.
Por isso, quando se fala em sustentabilidade, se reforça a importância de fazer também a sua parte, uma vez que no dia a dia também realizamos hábitos que impactam na degradação ambiental sem nem percebermos. Sendo assim, é fundamental conhecê-los e, com isso, mudá-los para colaborar com a redução da destruição do planeta.
Confira, a seguir, quais são os hábitos incorretos que prejudicam o meio ambiente:
Misturar lixo comum e reciclável
O descarte de lixo é uma tarefa do cotidiano e separá-lo colabora para o processo de reciclagem de materiais e diminuição do impacto no meio ambiente. De acordo com o empresário Julio Cesar Hintemann Filho, se todos optassem pela reciclagem, reduziríamos em até 75% a quantidade de lixo mandado para aterros sanitários e lixões. E, para aderir a esse hábito correto, basta separar metal, papel, vidro e plástico do lixo orgânico e destiná-los a cooperativas de reciclagem.
Utilizar materiais descartáveis de plástico
Um dos maiores problemas da natureza atualmente é o plástico, visto que se trata de um material que demora mais de 400 anos para se decompor, além de acabar com a biodiversidade aquática de rios e mares todos os anos. Por isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que a mudança pode ser feita começando com você por meio de ações como: utilizar sacolas retornáveis nas compras; beber água ou café em garrafas reutilizáveis ou canecas; optar por canudos de inox, vidro ou papel ao invés dos de plástico.
Descartar eletrônicos, baterias e pilhas em lixos comuns
Aparelhos eletrônicos, pilhas e baterias possuem em suas composições metais pesados que são altamente tóxicos para o meio ambiente, podendo contaminar solo e água e prejudicar a saúde humana se não descartados corretamente. O correto aqui é descartar somente o que não possui mais chance de uso e, neste caso, devolver o material no local de compra para ser descartado corretamente.
Despejar o óleo na pia ou em lixo comum
Despejar óleo na pia resulta no entupimento de tubulações, dificultando o processo de tratamento de esgoto; já no lixo comum, contamina a água e o solo ao chegar no lixão. Sendo assim, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho reforça que o mais adequado é separar o óleo usado em garrafas de vidro ou pet e descartá-lo em postos de coleta.
Imprimir papéis desnecessários
Por fim, é preciso falar do papel. Mesmo que este seja um material reciclável, somente sua produção gera impacto massivo na natureza, pelo desmatamento de árvores e grandes quantidades de CO2 liberados durante a fabricação. Por isso, o empresário Julio Cesar Hintemann Filho esclarece que se deve optar pela impressão apenas do necessário, evitando a circulação de papéis não utilizáveis.