Se você ainda chega ao posto de gasolina e não consegue diferenciar um combustível comum e o aditivado, o Grupo CPN esclarece essa dúvida para você! Segundo Giovani Dadalt Crespani, empresário e sócio-fundador da CPN Energy — empresa de corretagem e intermediação na venda de combustíveis e biocombustíveis — compreender essa distinção é fundamental para saber qual o produto mais adequado ao seu veículo.
Confira, a seguir, as diferenças entre combustíveis comuns e aditivados:
- Gasolina Comum
De antemão, o empresário Giovani Dadalt Crespani indica que a gasolina comum vendida no país possui adição de etanol anidro — etanol totalmente livre de água — seguindo as regras da Agência Nacional de Petróleo (ANP) de 27%. Com essa porcentagem, o etanol funciona como um antidetonante da gasolina, fazendo com que ela resista melhor à compressão do motor e entre em combustão no momento ideal.
É importante reforçar também que tanto a gasolina comum quanto a aditivada possuem índice de octanagem de, no mínimo, 92 octanas RON. A octanagem mostra a capacidade dos combustíveis de resistir a altas temperaturas e pressões na câmara de combustão do motor antes de detonar, isto é, sem que a faísca da vela seja disparada pelo sistema de ignição. Assim, quanto maior esse índice, maior a resistência à detonação e melhor desempenho do automóvel.
- Gasolina Aditivada
A gasolina aditivada, por sua vez, é a comum que recebe aditivos, fazendo com que a performance e o rendimento do veículo sejam superiores. Ainda assim, o Grupo CPN esclarece que essa gasolina não influencia na potência do motor, porém, os aditivos protegem e lubrificam as partes internas dele, além de auxiliarem em sua limpeza.
- Etanol Comum
Com produção, em especial, vinda da cana-de-açúcar, o etanol hidratado possui aproximadamente 4,5% de água em sua composição e octanagem de 110 RON, isto é, superior à da gasolina. Essa alta mostra que o combustível resiste melhor à compressão do motor, melhorando sua potência. Além disso, o empresário Giovani Dadalt Crespani informa que, por gerar pouco calor (30% a menos que o outro combustível) e queimar rápido, o motor precisa de mais etanol para que ocorra a combustão e, por isso, seu consumo é superior.
- Etanol Aditivado
Do mesmo modo que ocorre com a gasolina, o sócio do CPN Energy, Giovani Dadalt Crespani explica que o etanol aditivado é um combustível que recebe aditivos para melhorar a performance e desempenho do motor. Ainda na percepção do empresário, motoristas de veículos flex que preferem etanol devem abastecer com sua versão aditivada.