O público femininos não sabe, mas os transtornos mentais e psicológicos podem interferir na forma como a TPM atua. De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, muitas mulheres acabam tendo episódios complicados e desconfortáveis durante o ciclo menstrual, mas acreditam ser sintomas comuns. Na verdade, não é bem assim, então continue a leitura para saber mais!
O que é a depressão?
Em primeiro lugar, o Dr. Orcione Guimarães Júnior nos explica que a depressão nada mais é do que uma patologia onde o paciente sente tristeza profunda, pessimismo, baixa-autoestima, irritabilidade, ansiedade, angústia e diversos outros sintomas que, muitas vezes podem acabar levando ao suicídio. O que poucas pessoas sabem é que, em muitos casos, esses sintomas se intensificam na TPM.
A TDPM
De acordo com o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, a TDPM é um transtorno que ainda é pouco conhecido, mas que atinge diversas mulheres. O Transtorno Disfórico Pré-Menstrual é parecido com a TPM comum, porém atinge, majoritariamente, mulheres que possuem um quadro depressivo, de forma que os sintomas sejam intensificados, prejudicando a vida social.
Ainda nesse sentido, o Dr. Orcione Guimarães Júnior explica que muitas mulheres deixam de procurar o tratamento adequado pois, além de não saberem do que se trata, acreditam ser apenas a TPM comum, um pouco mais forte. Afinal, passado o período, os sintomas se atenuam e ela pode voltar a viver sua vida normalmente. Porém, em alguns casos, isso pode ser preocupante.
TDPM e depressão
Segundo o Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior, em alguns casos, os sintomas do Transtorno Disfórico são tão fortes e tão influenciados pela depressão, que algumas mulheres podem voltar a ter ideação suicida sem grandes motivos. Além disso, o sono também fica desregulado, crises de ansiedade e de pânico e constante vontade de isolamento.
Como tratar?
O Dr. Orcione Ferreira Guimarães Júnior nos explica que o primeiro passo para começar o tratamento é entender o quadro depressivo com ajuda de profissionais da psicologia e da psiquiatria. Posteriormente, é de suma importância que você procure um ginecologista de confiança para que, juntos, vocês encontrem a solução mais adequada de acordo com o seu organismo e sintomas.
Em todo caso, ao perceber que a TPM está atrapalhando a sua rotina e você está percebendo mudanças bruscas de humor, não deixe de procurar seu médico. Principalmente se você já passou por algum caso depressivo ou de qualquer outro transtorno psicológico. Encontre o tratamento adequado e passe por esse momento de forma mais saudável!