Conheça os melhores livros de distopia com Deise Zuqui

Samanta Schulz
By Samanta Schulz 3 Min Read
Deise Zuqui

Você já leu algum livro de distopia? Conforme explica a apaixonada por literatura, Deise Zuqui, esse é um gênero que traz obras importantes para a sociedade. Isso porque, as histórias costumam apresentar sociedades ficcionais que são o oposto de utopias — locais ideais, com sistemas perfeitos. Quer saber mais? Então, acompanhe este artigo até o final! 

 

Sendo um gênero muito popular entre o público, as distopias trazem histórias intrigantes aos leitores. Através dos personagens e situações, essas obras costumam criticar sistemas e governos totalitários. Desse modo, elas são muito importantes para refletir o contexto em que estão inseridas. Nesse sentido, confira a seguir os principais livros com essa temática.

 

1984 

 

Quando se fala sobre distopias, a obra “1984”, de George Orwell, não poderia ficar de fora. Apesar de ter sido publicado no século XX, esse livro ainda é um dos mais recomendados nos tempos atuais. Na trama, iremos conhecer o personagem Winston, que vive em uma sociedade totalmente controlada pelo Grande Irmão. A amante do universo literário, Deise Zuqui, comenta que é possível encontrar essa opção em diferentes versões. 

 

Admirável Mundo Novo 

 

Outro clássico distópico que não pode deixar de ser citado, é “Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley. Nessa história, os leitores irão acompanhar uma sociedade em que os integrantes são formados em laboratórios científicos. Dessa forma, são impedidas qualquer atividade relacionada a música, arte, cinema e literatura, já que são vistas como um problema. 

 

Fahrenheit 451 

 

Escrito por Ray Bradbury, “Fahrenheit 451”, possui mais de uma adaptação nos cinemas. Nessa realidade, todos os livros são proibidos, já que para o sistema, eles são vistos como ameaças. Assim sendo, para reforçar essa regra, o grupo chamado de “bombeiros”, são responsáveis por queimar todas as obras. A ilustre, Deise Zuqui, vislumbra que essa narrativa demonstra a importância que a literatura tem para o pensamento crítico.

 

 O conto da Aia 

 

Por fim, outra opção para você que procura por distopias é o “Conto da Aia”, de Margaret Atwood. Ambientado em um local onde não existem livros, revistas, jornais, advogados e universidades, grande parte dos cidadãos são vítimas de opressão e perseguição. Entretanto, o principal alvo desse regime são as mulheres, que são vistas, apenas, como procriadoras. 

 

Se interessou por essas opções? Então, não deixe de adquiri-las hoje mesmo! Para a renomada empresária, Deise Zuqui, é importante adicionar na bagagem literária esse gênero. Isso porque, através dessas leituras será possível refletir sobre o funcionamento da sociedade e as semelhanças que ela tem com as histórias apresentadas

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *