Pressão de venda dos mineradores de Bitcoin está ‘enfraquecendo’ à medida que os saques de BTC caem 85%

Samanta Schulz
By Samanta Schulz 4 Min Read

As retiradas de BTC de carteiras afiliadas a mineradores passaram de mais de 50.000 por dia para menos de 10.000 desde o halving, mostram os dados.

Os saques de mineradores de Bitcoin diminuíram quase 90% desde o momento do halving do subsídio do bloco, mostram os dados.

Em um post rápido em 28 de junho, a plataforma de análise onchain CryptoQuant sugeriu que a pressão de venda dos mineradores está “enfraquecendo”.

CryptoQuant: saques de mineradores de Bitcoin “diminuindo rapidamente”
Os mineradores de Bitcoin
BTC

tickers down
R$351.429

passaram vários meses se ajustando a uma nova realidade econômica após a o halving de abril, que cortou seu subsídio por bloco minerado em 50%.

Os fundamentos da rede refletiram uma reorganização em andamento desde então, com tanto a taxa de hash quanto a dificuldade de mineração caindo das máximas históricas.

“Após a redução pela metade do Bitcoin, as recompensas de mineração foram reduzidas pela metade, então os modelos de máquinas de mineração mais antigos não eram mais usados, pois não eram mais rentáveis”, explicou o colaborador da CryptoQuant, Crypto Dan.

“Como resultado, a atividade de mineração diminuiu e os mineradores começaram a vender Bitcoin em transações OTC para cobrir os custos operacionais da mineração.”
A taxa de hash, de fato, reflete um estado de “capitulação” entre os mineradores, segundo a métrica popular Hash Ribbons — a média móvel de 30 dias da taxa de hash está abaixo de seu equivalente de 60 dias.

Embora isso em si seja tradicionalmente tratado como um sinal de compra pelos traders de Bitcoin, Crypto Dan já vê o processo chegando ao fim.

“O mercado atual pode ser visto como estando em processo de digerir essa venda, e felizmente, a quantidade e o número de bitcoins que os mineradores estão enviando de suas carteiras têm diminuído rapidamente recentemente”, continuou.

“Em outras palavras, a pressão de venda dos mineradores está enfraquecendo e, se todo o volume de vendas deles for absorvido, pode ser criada uma situação onde o rali de alta possa continuar novamente.”

Dados acompanhantes da CryptoQuant colocam o número máximo de saques de carteiras de mineradores conhecidos em mais de 53.000 em 10 de abril — nove dias antes da redução pela metade.

Desde então, esse número foi reduzido para cerca de 8.000 em 27 de junho — uma queda de 85%.

“Movimentos positivos no mercado de criptomoedas podem ser esperados no terceiro trimestre de 2024”, concluiu o post.

O preço do hash levanta preocupações sobre pequenos mineradores de BTC
Como relatado pela Cointelegraph, um declínio no preço do hash levou a margens de lucro reduzidas para mineradores de menor escala.

Entre 8 de junho e 24 de junho, o preço do hash, que reflete a receita esperada por exahash, caiu 50%.

Dados do recurso de monitoramento Hashrate Index colocam o preço do hash em US$ 0,048 em 28 de junho.

“O declínio no preço do hash do Bitcoin recentemente colocou mineradores menos eficientes sob pressão,” o economista focado em Bitcoin e especialista em mineração Jan Wuestenfeld respondeu no X.

“Desde o halving, a taxa de hash começou a declinar (parcialmente interrompida após um aumento de preço), mas a correção de preço atual reduz ainda mais as receitas dos mineradores.”

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *