Por que manter um sono regulado auxilia na saúde do organismo?

Samanta Schulz
By Samanta Schulz 3 Min Read

Cada indivíduo, independente da fase da vida, precisa de uma boa noite de sono para manter a saúde do organismo. O empresário Weber Micael da Silva esclarece que, é durante as horas de sono, que o corpo realiza as funções restauradoras que são essenciais para manter o corpo saudável. 

Durante a noite, o organismo não encerra suas atividades. O período de relaxamento e descanso da mente não interrompe o funcionamento do corpo, muito pelo contrário. Weber Micael da Silva explica que, nesses momentos, atividades específicas são realizadas pelo organismo. Durante as horas de sono, o corpo repõe energias, realiza reparo dos tecidos, crescimento dos músculos e também sintetiza as proteínas, como também a regulamentação do metabolismo.

Ou seja, dormir bem é fundamental para diversas funções realizadas pelo corpo, e essas ocorrem somente com horas de sono reguladas para que o organismo trabalhe corretamente. O empresário Weber Micael da Silva comenta que, para cada fase da vida, as horas de sono podem variar, isso porque cada estágio do corpo realiza maiores ou menores funções:

  • Bebẽs devem dormir de 12 a 16 horas por dia;
  • Crianças devem dormir de 9 a 13 horas por dia;
  • Adolescentes precisam dormir de 8 a 10 horas por dia;
  • Adultos necessitam de, pelo menos, 7 a 8 horas de sono por dia.

Dormir bem, isto é, de acordo com as horas mínimas que o indivíduo precisa dormir, é sinônimo de uma vida mais saudável, isso porque um sono adequado auxilia na saúde do organismo. Weber Mical da Silva reforça que o sono regulado auxilia no reforço do sistema imunológico, reduz o estresse, melhora o humor e condicionamento social, auxilia na concentração, além de manter o peso do corpo equilibrado e prevenir o desenvolvimento de doenças. 

Contudo, a má regulamentação do sono pode auxiliar no desencadeamento ou aumento de diversos problemas de saúde, tais como: transtornos mentais, obesidade, diabetes, hipertensão e alterações imunológicas. Por isso, o empresário Weber Micael da Silva reforça que, manter o sono adequado é sinal de saúde e benefícios para o organismo, pois este poderá funcionar de maneira correta e trará vantagens para demais aspectos da sua qualidade de vida. 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *